Em virtude do feriado prolongado antecipado na cidade e no estado de São Paulo, sobe a movimentação de paulistas em Balneário Camboriú. Desde a última quarta-feira (20), 282 carros vindo do estado mais populoso do Brasil entraram na capital catarinense do turismo e 281 passageiros vindos do aeroporto de Campinas-SP desembarcaram no aeroporto de Navegantes.
A Prefeitura de Balneário Camboriú montou barreiras nas entradas da cidade, com objetivo de monitorar os veículos oriundos deste local. Nos pontos estão uma equipe de saúde do município e a Guarda Municipal, realizando a abordagem dos turistas para coleta de temperatura e verificação de sintomas.
Caso o cidadão apresente temperatura superior a 37.8ºC ou algum sintoma gripal será encaminhado para o atendimento médico e, se necessário, será testado e ficará em observação. Se não apresentar riscos será liberado. Até o momento 282 veículos foram abordados e todos foram liberados para entrar na cidade.
Como muitos pacientes podem ser assintomáticos, as barreiras não impedem a entrada de pessoas com covid-19 na cidade. A única medida que impediria seria a realização de testes rápidos.
Segundo o Prefeito Fabrício Oliveira, o objetivo da ação não é proibir a entrada de turistas no município e sim garantir a segurança da comunidade que vem sendo tão preparada e orientada contra a disseminação do Coronavírus em Balneário Camboriú.
Essa ação não traz segurança alguma , pois assintomáticos podem estar com o vírus.
Não adianta nada só pra arriscar nossas vidas e depois Trazer um monte de virus pra fechar nossa cidade e a gente não poder trabalhar dai eles viram as costas vão embora e a gente se ferra sendo que era pra eles ficarem em casa com isolento tinha que proibir a entrada estão bem avisados que era pra ficar em casa e um absurdo isto
Triste, não deveria nem precisar barreira as pessoas deveriam ter consciência e não viir