Estudo desenvolvido pela Fiocruz para medir as desigualdades sociais das cidades brasileiras revela que entre os dez municípios mais bem colocados, Balneário Camboriú ocupa o quarto lugar geral nacional e o primeiro lugar entre as cidades catarinenses. O estudo levou em conta dados de educação, saneamento, habitação, infraestrutura e renda das famílias, e foi realizado pelo Centro de Integração de dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS) – Fiocruz Bahia, com apoio e financiamento da Universidade de Glasgow. As outras cidades catarinenses no top-10 do estudo são Pomerode e Blumenau, que ocupam, respectivamente, a 9a. e a 10a. posições.
“Mais uma vez, um estudo comprova que Balneário Camboriú está no caminho certo quando prioriza políticas públicas sociais, e investimentos em saneamento, saúde, educação e infraestrutura. Na próxima segunda-feira, em Brasília, nosso Município também será reconhecido com o Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais, pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. É muito bom ver reconhecido nacionalmente o esforço da cidade nessas e em outras áreas de atuação do poder público municipal”, enfatizou o prefeito Fabrício Oliveira.
O estudo durou dois anos e criou um novo indicador de desigualdade no Brasil, o Índice Brasileiro de Privação (IBP) que permite monitoramento de desigualdade por município ou setor censitário. O índice foi lançado em evento on-line no último dia 09 de dezembro.
Mais informações sobre o IBP em: https://cidacs.bahia.fiocruz.br/ibp/
Motivode muito orgulho, mas não podemos descuidar.