Na tarde desta quarta-feira (13), foi apresentada a Rede Nacional de Saúde do Homem aos idosos presentes na Secretaria da Pessoa Idosa (SPI). O intuito da ação foi fortalecer a importância do cuidado à saúde do homem e anunciar a futura criação da Rede Estadual de Saúde do Homem, que terá sede em Balneário Camboriú.
Cada município que possui a rede de saúde masculina tem um projeto diferente respeitando as suas características. Em Balneário Camboriú, ela terá o objetivo principal de trazer informações aos homens quanto a importância da prevenção de doenças. “Calcula-se em cerca de 70 milhões o número de homens que não fazem a prevenção, e uma das causas deste baixo índice é a desinformação, daí a importância da divulgação desta agenda”, afirmou o presidente da rede nacional de saúde do homem, Antônio Marcos de Souza.
A Secretaria da Pessoa Idosa busca intensificar os cuidados para com a saúde do homem, pois é nesta idade que precisam tomar mais cuidado, principalmente com o câncer de próstata. “Os homens são mais desleixados quanto a prevenção de doenças, por meio das ações que estamos realizando na campanha Novembro Azul e agora com a Rede Estadual voltada aos homens, buscamos orientá-los acerca dos tratamentos de saúde e procurar profissionais de saúde também”, comentou o secretário da Pessoa Idosa, Rosan da Rocha.
Durante o mês, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo diversas atividades em alusão a Campanha Novembro Azul. As Unidades Básica de Saúde (UBS) do Município estão realizando abordagens dedicadas à saúde do homem. As ações que ocorreriam nesta quinta-feira (14), na Praça Almirante Tamandaré, foram transferidas para a próxima semana, na quinta-feira (21). Neste dia, os profissionais da atenção básica e especializadas realizarão diversas ações voltadas à saúde do homem, tais como aferição de sinais vitais, teste de glicemia, explicações sobre tabagismo, orientação com urologistas, além de atrações artísticas para o público com o grupo Play Arte.
Outras atividades integram a programação do Novembro Azul, confira o calendário:
19/11 – 10h: 1º encontro de pacientes ostomizados. Local: Núcleo de Atenção do Idoso (NAI);
21/ 11 – 8h às 12h: Ações voltadas à saúde do homem. Local: Praça Almirante Tamandaré;
23/11 – 08h às 12h: Mutirão de conscientização à dengue. Local: Em toda a cidade, principalmente nos bairros que possuem focos do mosquito;
30/11 – 8h às 17h: Dia “D” da Campanha. Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde.