Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú aprova lei para distribuição de cannabis medicinal pelo SUS

Vereador Eduardo Zanatta lidera iniciativa "PraVida" para garantir acesso a tratamentos de saúde essenciais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Na noite desta terça-feira, 08, foi aprovado um projeto de lei liderado pelo vereador Eduardo Zanatta (PT) e denominado “PraVida”, estabelece a política municipal de saúde voltada à distribuição de medicamentos à base de Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC).

O vereador Eduardo Zanatta enfatiza que esses medicamentos são especialmente utilizados no tratamento de condições médicas como epilepsia, fibromialgia e transtorno do espectro autista. Ele destaca o caráter colaborativo da construção desse projeto, envolvendo entidades como a Ama Litoral e a Associação de Fibromialgia de Camboriú, além de contar com a participação de professores, pesquisadores e médicos. Zanatta enfatiza que essa aprovação é um marco importante, pois busca assegurar dignidade para aqueles que não têm condições financeiras para adquirir a medicação, a qual pode custar até 2 mil reais por mês em farmácias convencionais.

Em março deste ano, uma reunião pública de grande impacto foi realizada, envolvendo associações, universidades e a comunidade, para debater amplamente o tema. Durante essa reunião, depoimentos comoventes evidenciaram a importância da nova Lei, especialmente nos casos de autismo, fibromialgia, epilepsia, Parkinson e Alzheimer. Eduardo Zanatta ressalta que, com a aprovação, o medicamento estará acessível para todos, reforçando o compromisso com a saúde pública em Balneário Camboriú.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A medida segue um movimento nacional em prol do acesso a tratamentos à base de Canabidiol, como ilustrado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que sancionou um projeto de lei garantindo o fornecimento pelo SUS do medicamento. O governador compartilhou o tocante testemunho do sobrinho Luiz Neto, que sofre de uma síndrome chamada Dravet e utiliza o óleo de canabidiol, evidenciando a importância desses tratamentos.

Eduardo Zanatta expressa otimismo ao afirmar que a expectativa é que o medicamento esteja disponível o mais rápido possível na farmácia municipal, visando beneficiar a população que depende desses tratamentos essenciais para a sua saúde.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.