Nesses últimos dias o Camboriú News vem divulgando uma serie de vídeos e matérias sobre a estadia do elefante-marinho em Balneário Camboriú. O animal chegou na cidade na última quinta-feira, 15, e desde então vem sendo alvo de interação humana negativa.
Em três casos relatos anteriormente pelo Camboriú News, o pinípede foi incomodado por pessoas que tentaram fazer registros com ele. Porém na tarde desta segunda-feira, 19, recebemos um vídeo que mostra um grupo de pessoas, que estava bebendo e ouvindo música na Praia do Coco, assustando e incitando o elefante-marinho até ele voltar para o mar. O caso aconteceu no amanhecer de domingo, 18.
Há exato um ano, cenas foram registras em Balneário Camboriú, quando uma dupla incitou o elefante-marinho para fazer vídeo nada engraçado na Praia do Buraco. No 18 de julho de 2020 a população também se colocou em risco para tirar fotos com animal.
Como existe a desconfiança de que esse animal seja o mesmo elefante-marinho do ano passado, e ele costuma ficar apenas nas praias no Pontal Norte. Conversamos com a Fiscalização do Meio Ambiente referente a quais providências estão sendo tomadas a respeito da segurança do animal, para que essas cenas não se repitam e para que o animal possa retornar mais vezes para a cidade.
A resposta foi de que caso a população veja o animal ligue para a Guarda Municipal através do 153, que a guarda irá até o local e fará o isolamento do perímetro.
Também questionamos a possibilidade do fechamento do deck no período em que o animal estiver na cidade, porém não obtivemos resposta.
Uma enquete sobre o assunto está sendo realizada no instagram do Camboriú News e o resultado parcial, apurado até o momento da publicação desta matéria, aponta que 96% da população é a favor do fechamento do deck do Pontal Norte.
Seriam humanos os seres perturbadores?
Ou são simples escroques ?
Pelo amor de Deus, rogo às autoridades providências urgentes.