No último final de semana imagens de um guarda-vidas fantasiado de cachorro na Praia Central de Balneário Camboriú chamou a atenção de banhistas. De acordo com o GBS, a ação é pioneira no Brasil e talvez no mundo. Mesmo com o calor intenso, os guarda-vidas se revessam para vestir a fantasia, peluciada, de um cachorro vestido de guarda-vidas, enquanto passam os avisos da condição do mar, em três línguas, português, espanhol e inglês.
Essa foi a maneira que a equipe encontrou para alertar o maior número de pessoas sobre o perigo do mar, pois a fantasia de cachorro, que é empresada, não teria um significado específico.
Os guarda-vidas vem solicitando que os banhistas fiquem atentos a condição do mar da Praia Central, desde o início da temporada, que foi marcada por três casos de afogamentos graves, com dois óbitos, sendo de uma criança de 6 anos e um turista adulto.
No dia 31 de dezembro de 2022 quando foram registrados os dois casos de afogamentos graves, os guarda-vidas divulgaram um pedido de ajuda buscando a colaboração dos banhistas pois foram registrados mais que 30 arrastamentos, um óbito, e mais de 10 crianças perdidas na praia Central.
Regras básicas para evitar acidentes na praia
- Procure um local com monitoramento de guarda-vidas;
- Não deixe crianças sozinhas na água e não utilize nelas boias ou flutuadores, use colete salva-vidas;
- Peça a um guarda-vidas as pulseirinhas de identificação para crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais;
- Respeite a sinalização dos locais perigosos (bandeira vermelha) e não entre nessa área;
- Siga as orientações dos guarda-vidas, eles estão nas praias para proteger as pessoas;
- Não esqueça: água no umbigo, sinal de perigo!
- Ao ingerir bebidas alcoólicas NÃO ENTRE no mar.
Outras ações dos Guarda-vidas
Pulseirinhas de identificação
Neste verão ocorreu um aumento nas ocorrências de crianças perdidas em nosso litoral, por isso reforçamos a importância das pulseiras de identificação. Na pulseira as famílias preenchem o nome da pessoa que utilizará, do responsável e um telefone de contato.
As pulseirinhas são distribuídas gratuitamente em todos os postos de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros der Santa Catarina. As pulseiras são para todas as pessoas que necessitam de identificação, independente da idade.
Lembre-se que a prevenção evita maiores problemas, oriente bem com pontos de referência na praia e não tire as crianças do seu campo de visão, pois rapidamente a praia poderá encher, então sempre de olho nas crianças para que isso não aconteça.