18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Instalação de unidade do Hemosc foi discutida em audiência pública

A reunião foi realizada por sugestão do vereador Arlindo Cruz (MDB)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniSociesc está com Plantão on-line de Condições Especiais

Siga construindo seu futuro estudando em uma das melhores instituições de ensino do Sul do País

Unimed será patrocinadora da roda gigante de Balneário Camboriú

Mensagens publicitárias da Unimed serão veiculadas nos monitores de vídeo instalados nas 36 cabines da roda gigante e nos painéis do empreendimento
Siga-nos no Google News

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú promoveu, na noite desta quinta-feira (31), uma audiência pública para discutir a necessidade da instalação de uma unidade do Hemosc na região. A reunião foi realizada por sugestão do vereador Arlindo Cruz (MDB).

O Hemosc é o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, que coordena a captação e distribuição de sangue no estado. Além do órgão, localizado em Florianópolis, existem seis hemocentros regionais, em Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau.

No início da audiência, falaram a coordenadora do Movimento Pró-Hemosc, a professora Glória Maria Dal Castel, e a presidente da Comissão de Direitos Humanos da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Itajaí e integrante do Movimento, Anna Kleine Neves. Em seguida, a palavra foi aberta ao público.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Receba nossas notícias em primeira mão no WhatsApp

O Movimento Pró-Hemosc é uma mobilização popular pela instalação de uma unidade do órgão na região, e começou no início de 2019. As integrantes do Movimento relataram que, em setembro deste ano, a questão foi tratada em uma reunião na OAB-Itajaí e em uma audiência pública na Câmara Municipal de Itajaí, e em ambas as ocasiões os representantes do Hemosc presentes afirmaram que o mais adequado seria a instalação de um centro de distribuição e coleta seletiva do órgão, e não uma unidade completa, em função dos custos e da demanda de sangue na região.

No momento, o Movimento está à procura de um espaço físico para a possível instalação desse centro de distribuição, provavelmente em Itajaí, e promove uma campanha de cadastramento de potenciais doadores de sangue (saiba mais no https://www.movimentohemosc.com.br/).

Os custos de instalação e manutenção do centro seriam arcados solidariamente por Estado e Município, mas também se estuda fazer um consórcio entre as cidades da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), visto que o centro atenderia a demanda de toda a região.

“Vamos entregar o relatório da audiência ao prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, que é presidente da AMFRI, para que possamos levar esse anseio da população para os onze municípios da região. É muito importante o apoio de todos”, ressalta o vereador Arlindo Cruz.

Estiveram presentes à audiência desta quinta-feira os vereadores Asinil Medeiros (PL) e Patrick Machado (PDT); representantes dos deputados estaduais Coronel Mocellin e Kennedy Nunes; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BC, Giovan Nardelli; representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, do Hospital Municipal Ruth Cardoso e do Hospital do Coração.

PUBLICIDADE

Campanha à majoritária inicia tímida pelas redes sociais em Balneário Camboriú

Fabrício, Auri, Ney e Pedro já estão em campanha; Piriquito está atrasado e Giovan Nardelli aparentemente desinteressado

Balneário Camboriú registra 20 novos casos de covid nesta terça-feira

Permanecem em tratamento 97 pacientes, são 92 tratamentos em domicílio e cinco internados
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

214,045FansLike
36,955FollowersFollow
185SubscribersSubscribe

1 COMENTÁRIO

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!