Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Mais de 35 quilos de resíduos são coletados do costão da praia do Pinho

A iniciativa de limpeza urbana retira grande quantidade de resíduos, incluindo plásticos, vidros e materiais de pesca, dos costões da icônica Praia do Pinho

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Na quinta-feira, 17 de agosto, um total de 35,3 quilos de resíduos foram meticulosamente retirados do costão da renomada Praia do Pinho, situada em Balneário Camboriú. O volume impressionante engloba a coleta de 646 itens variados, como garrafas de vidro, isopor, latinhas de bebida, copos plásticos e outros detritos, que são frequentemente deixados nas áreas de transição entre a terra e o mar.

O serviço de coleta nos costões foi integrado à rotina de limpeza urbana do município a partir de junho de 2023, sob responsabilidade da empresa Ambiental. Essa operação ocorre regularmente às terças e quintas-feiras, sempre atenta às condições climáticas. A tarefa é executada pela Univali, contratada pela Ambiental, e inclui não somente a coleta emersa, mas também a subaquática, uma vez que o ambiente marinho também é alvo desses esforços.

Desde o início da iniciativa, já foram removidos cerca de 485 quilos de resíduos dos costões rochosos, que representam uma área crítica de transição entre os ecossistemas terrestres e marinhos. A conscientização sobre a importância da preservação ambiental tem ganhado força com a coleta de resíduos tanto fora quanto dentro da água, resultando em um ambiente mais limpo e saudável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vale ressaltar que entre agosto de 2021 e junho de 2022, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) já havia desempenhado um papel ativo na limpeza de 13 pontos distintos nos costões de Balneário Camboriú. Através de um chamamento público promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), aproximadamente 15.654 itens foram recolhidos durante esse período. Dessa coleta, 38% consistiam em material plástico, seguido por plástico espumoso (19%), vidro/cerâmica (18%) e artefatos de pesca (11%).

Os resultados enfatizam a necessidade contínua de esforços para combater o descarte inadequado de resíduos, especialmente em ambientes costeiros. Ações de limpeza como essa desempenham um papel fundamental na proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres, garantindo um futuro mais sustentável para as gerações vindouras.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.