Programa Bem-Estar da Família completa seu primeiro mês de atuação

O projeto piloto, referência para todo o país, foi implantado no Bairro dos Municípios e já atendeu 80 famílias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniSociesc está com Plantão on-line de Condições Especiais

Siga construindo seu futuro estudando em uma das melhores instituições de ensino do Sul do País

Unimed será patrocinadora da roda gigante de Balneário Camboriú

Mensagens publicitárias da Unimed serão veiculadas nos monitores de vídeo instalados nas 36 cabines da roda gigante e nos painéis do empreendimento
Siga-nos no Google News

Há um mês, o Programa Bem-Estar da Família está em atividade em Balneário Camboriú. O projeto piloto, referência para todo o país, foi implantado no Bairro dos Municípios e já atendeu 80 famílias.

O projeto propõe a atuação intersetorial no atendimento às famílias e é uma parceria entre a Prefeitura de Balneário Camboriú, Governo Federal, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), além de contar com a participação das secretarias municipais de Articulação, Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Esporte, Segurança, Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social, que coordena a ação.

Cada família recebe um atendimento diferenciado e personalizado conforme suas necessidades. Os atendimentos duram aproximadamente seis meses, dependendo das necessidades individuais de cada família e as principais demandas estão na área da educação, saúde e empregos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Os principais resultados, até agora, são em possibilitar mudanças positivas na vida das famílias por meio de orientações, promoção de vínculos e acesso aos serviços”, afirma a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello.

O programa já recebeu seu primeiro aprimoramento neste período, com relação ao método de abordagem inicial que erá utilizado. “Pensamos em buscar famílias com histórico de atendimentos na rede de serviços, mas percebemos ser mais efetivo irmos de porta em porta, apresentando o Programa e convidando as famílias para participarem. Logo de início as famílias percebem que a ação será positiva e aceitam participar”, explica a coordenadora do Programa Bem-Estar da Família, Patrícia Oliveira.

Até o momento, 90% das famílias abordadas já aderiu ao Programa. “Contamos com um Espaço Saúde na Casa da Mulher e do Voluntário em que uma médica fazer alguns atendimentos diretos para as famílias, o que faz a fila de espera no posto de saúde do bairro diminuir”, fala Patrícia.

A dona de casa, Maria de Souza Filho, de 62 anos, é beneficiada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) desde 2012 e considera as visitadoras verdadeiros anjos que entraram na vida dela para melhorar a qualidade de vida. Através do Programa Bem-Estar da Família ela consegue agendamentos na área da saúde e também para necessidades na sua casa como alimentos, e até facilitam questões burocráticas de documentações, “o Programa sempre ajuda as pessoas, eu não tenho o que reclamar dessas mulheres maravilhosas que sempre pensam em mim, hoje eu fico sozinha mas sempre tenho elas que me ajudam e se preocupam comigo”, conta dona Maria.

“O Programa tem um olhar biopsicossocial em questões familiares que vai da mulher grávida até o idoso, passando por todo o curso de vida. Ele representa uma inovação em políticas públicas por sua intersetorialidade onde todos os olhares estão voltados para a unidade familiar” conclui a secretária Christina.

PUBLICIDADE

Camboriú registra 2 casos de covid-19 nesta quarta-feira

No momento 53 pacientes encontram-se em tratamento, destes 50 estão em isolamento domiciliar

Integrante de quadrilha investigada por furtos de veículos em BC é preso

A Polícia Civil recuperou um veículo furtado em BC e prendeu um dos integrantes de uma quadrilha investigada por furtos de veículos
PUBLICIDADE

SOCIAL PROOF

214,138FansLike
36,955FollowersFollow
185SubscribersSubscribe

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!