Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Biblioteca terá palestra-concerto sobre música eletroacústica na segunda

“A espacialidade sonora na música eletroacústica” será o tema do segundo encontro do ciclo de palestras e concertos sobre Música Eletroacústica

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

“A espacialidade sonora na música eletroacústica” será o tema do segundo encontro do ciclo de palestras e concertos sobre Música Eletroacústica, que ocorrerá na segunda-feira (2), às 19h, na Biblioteca Municipal Machado de Assis. Gratuita e aberta a todos os interessados, a palestra-concerto é com o compositor Fliblio Ferreira e tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú.

A música eletroacústica é feita por meios de manipulação da gravação sonora. “Nesse encontro, serão explanadas e exemplificadas algumas das formas em que o espaço acústico pode ser utilizado tanto para a composição musical quando para a difusão sonora. Embora as peças que se relacionam com o tema sejam provenientes da música eletroacústica, os procedimentos abordados podem também ser aplicados para as diversas formas da música popular que se utilizam do emprego das tecnologias de gravação, manipulação e reprodução do som, como é o caso da música eletrônica atual, do rap, do funk eletrônico e do pop, entre outros”, diz Fliblio.

No primeiro encontro, em 4 de novembro, Fliblio abordou o surgimento da música eletroacústica na Europa e no Brasil. O intuito do evento é proporcionar conhecimento sobre esse universo musical. Na palestra-concerto, as escutas são intercaladas por momentos de explanações e exemplificações mais duradouras que em um concerto comentado tradicional. Ela é destinada ao público em geral, apreciadores de arte e cultura, músicos e estudantes de música, produtores e demais interessados em música e tecnologia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais três encontros estão previstos até abril de 2020 (confira a programação abaixo). Para participar da palestra-concerto, não é preciso experiência musical ou ter estado nos encontros anteriores.

Sobre o palestrante

Vencedor do Prêmio Funarte de Composição Clássica e do Prêmio Nacional de Composição Música Hoje, entre outros prêmios de composição erudita do país, Fliblio Ferreira graduou-se no Curso Superior de Composição e Regência e em Licenciatura em Música, ambos pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Ele especializou em Análise Musical pela EMBAP e é mestre em música e tecnologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). O compositor participou de inúmeros cursos e festivais internacionais,como o Festival Internacional de Campos do Jordão (2006 e 2008) e o curso de Film Scoring, da Berklee College of Music (2016). Entre a produção do artista estão obras para as mais diversas formações instrumentais de música popular e de música de concerto, desde músicas solo até obras para grande orquestra. Atualmente, Fliblio é doutorando em Música e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Membro da Sociedade Geral de Autores e Editores da Espanha.

Serviço:

O que: Ciclo de Palestras e Concertos Sobre Música Eletroacústica

Quando: segunda-feira (2 de dezembro)

Onde: Biblioteca Municipal Machado de Assis (3ª Avenida, 1325, esq. com a Rua 2.500, Centro, Balneário Camboriú)

Quanto: gratuito


Próximos encontros:

03/02/20 – 19h: Tema: A música eletroacústica para o audiovisual

02/03/20 – 19h: Tema: Música eletroacústica mista

06/04/20 – 19h: Tema: Eletroacústica em seus usos comerciais

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.