18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Camboriú adere à campanha nacional de vacinação contra sarampo

A ação acontece em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde , a mobilização será das 8h às 12h e das 13h às 16h30

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniSociesc está com Plantão on-line de Condições Especiais

Siga construindo seu futuro estudando em uma das melhores instituições de ensino do Sul do País

Unimed será patrocinadora da roda gigante de Balneário Camboriú

Mensagens publicitárias da Unimed serão veiculadas nos monitores de vídeo instalados nas 36 cabines da roda gigante e nos painéis do empreendimento
Siga-nos no Google News

A Secretaria de Saúde de Camboriú aderiu à campanha do Ministério da Saúde e nesta segunda-feira (10), iniciou a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2020, para alcançar crianças e jovens ainda não imunizados contra a doença. A ação acontece em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde – Centro, Areias, Conde Vila Verde, Monte Alegre, Rio Pequeno, Santa Regina, Taboleiro, São Francisco de Assis e Cedro. A mobilização será das 8h às 12h e das 13h às 16h30. 

A secretária de Saúde, Elisama de Freitas, lembra que a imunização é gratuita e que quanto mais pessoas forem vacinadas, maior a tendência de eliminar esta doença. “Mais uma vez estamos engajados no combate a esta doença, por isso, é sempre importante reforçar que a vacina faz gerar imunidade e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos, uma vez que o organismo não consegue combater sozinho algumas doenças. Ou seja, quanto maior adesão a campanha, maiores as chames de eliminarmos essas doenças”, avalia. 

LEIA TAMBÉM:
Profissionais do Hospital Municipal de BC participam de palestras

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. As doses serão aplicadas em pessoas na faixa etária de 5 anos a 19 anos.  

Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Josiane Farias, pessoas que não tenham certeza de terem tomado a vacina devem procurar a unidade de saúde mais próximo de sua residência. “O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Crianças de seis meses, adultos de até 49 anos de idade, sendo duas doses até os 29 anos de idade e uma dose dos 30 aos 49 anos de idade”, explicou.  

Dia D 

Em Camboriú o Departamento de Epidemiologia continua realizando a estratégia de varredura da vacinação, indo de casa em casa, realizando visitação em empresas, entre outras ações. Porém, no sábado, dia 15, haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h, sem interrupção para almoço, para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.A ação contará com vários atrativos, entre eles um trio elétrico com os personagens da vacinação que percorrerá a cidade realizando várias brincadeiras. 

Febre Amarela  

O público alvo são crianças de 9 meses a adultos de 59 anos de idade. Todos precisam tomar a vacina contra a febre amarela. Crianças com até 5 anos de idade devem tomar duas doses da vacina. Já o adulto, que tomou a vacina da febre amarela, em algum momento da vida, não precisa de nova dose. “Houve essa mudança das duas doses para as crianças. Porém, em adultos, foram realizados diversos estudos ao longo dos anos e verificou-se que apenas uma dose tomada a pessoa já fica imune. Mas quem não tomou a vacina é importante participar da campanha para colocar a carteira de vacinação em dia”, explica Josiane. 

Crianças acima de três anos que tiverem alguma dose do Calendário Nacional de Vacinação em atraso, a vacina pode ser aplicada ao mesmo tempo com a febre amarela.  

Documentos necessários  

Os documentos necessários para receber a dose da vacina são caderneta de vacinação, RG ou certidão de nascimento e cartão do SUS. As salas de vacina das Unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.  

PUBLICIDADE

Campanha à majoritária inicia tímida pelas redes sociais em Balneário Camboriú

Fabrício, Auri, Ney e Pedro já estão em campanha; Piriquito está atrasado e Giovan Nardelli aparentemente desinteressado

Balneário Camboriú registra 20 novos casos de covid nesta terça-feira

Permanecem em tratamento 97 pacientes, são 92 tratamentos em domicílio e cinco internados
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

214,045FansLike
36,955FollowersFollow
185SubscribersSubscribe

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!