Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Coleta de resíduos recicláveis cresceu 29% no ano de 2020 em BC

Todo o material recolhido é doado a cooperativas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda. fechou seus números de 2020, constatando que a coleta de resíduos recicláveis, o Programa ReciclaBC, aumentou 29,22% em comparação com o ano anterior, um resultado avaliado positivamente devido ao cenário de pandemia.

“Em 2019 coletamos 40% mais do que em 2018, mas os resultados de janeiro, fevereiro e março de 2020 projetavam números extraordinários, com crescimento de 100% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, mas veio a pandemia e reduziu a geração tanto de recicláveis quanto de resíduos comuns”, explicou Ivana Laís da Conceição, a engenheira da Ambiental, responsável pelo ReciclaBC.

O ano de 2019 foi o de consolidação do ReciclaBC, com caminhões de coleta seletiva percorrendo todas as ruas da cidade, três vezes por semana na região próxima à praia central e duas ou uma vez por semana em outras áreas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todo o material recolhido é doado a cooperativas que fazem a separação, vendem e distribuem os resultados entre os cooperados, muitos deles ex-catadores que encontraram no ReciclaBC um trabalho mais regular e seguro do que nas ruas.

A coleta seletiva existe há muitos anos em Balneário Camboriú, mas ganhou impulso quando foi reformulada. “Tínhamos uma coleta seletiva tímida e em 2018 decidimos por um plano municipal de reciclagem que ganhará ainda mais impulso quando construirmos a nova central de beneficiamento”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira..

SAIBA + SOBRE O RECICLABC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista a construção de uma Central de Valorização de Materiais, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?
Resposta: na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e durante dia tem um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas comuns (separadas das fluorescentes) pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

Pergunta: como funciona o PEV?
O PEV recebe (linha branca) refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar etc; (linha marrom) monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras etc; (Linha Azul): batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras etc; (Linha Verde): computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares etc; Resíduos de Construção Civil até 0,5m³; Resíduos de poda até 0,5m³; Resíduos recicláveis em geral; Resíduos Volumosos, todos eles em quantidades domiciliares e somente para moradores de Balneário Camboriú

O PEV não recebe pilhas e baterias; pneus; medicamentos vencidos; caixas d’água; ;telhas de fibrocimento; latas e restos de tinta; lâmpadas fluorescentes; embalagens de agrotóxicos ou óleos lubrificantes.

Funcionamento: Av. Santa Catarina, nº 801 – Estados (anexo a Secretaria de Obras), de segunda a sábado das 9h às 12h e das 13h30 às 17h50.

Para ver o calendário de coleta de resíduos comuns-> https://reciclabc.com.br/coletaderesiduos/

Para ver o calendário de coleta de resíduos recicláveis -> https://reciclabc.com.br/coleta/

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.