18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Mais de 200 crianças participaram do Festival Nacional de Surf para Autistas

O sorriso de superação foi o que marcou o 5° Festival Nacional de Surf para Autistas, que ocorreu neste sábado (09), na Praia Central de Balneário Camboriú

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniSociesc está com Plantão on-line de Condições Especiais

Siga construindo seu futuro estudando em uma das melhores instituições de ensino do Sul do País

Unimed será patrocinadora da roda gigante de Balneário Camboriú

Mensagens publicitárias da Unimed serão veiculadas nos monitores de vídeo instalados nas 36 cabines da roda gigante e nos painéis do empreendimento
Siga-nos no Google News

O sorriso de superação foi o que marcou o 5° Festival Nacional de Surf para Autistas, que ocorreu neste sábado (09), na Praia Central de Balneário Camboriú. O evento contou com mais de 200 crianças com autismo inscritas, e como novidade deste ano, mais de 20 adolescentes e jovens com Síndrome de Down participaram como voluntários. O evento é organizado pela Fundação Municipal de Esportes (FME), Surf Escola BC e AMA Litoral SC.

Para o prefeito Fabricio Oliveira, é um evento marcante e emocionante que faz bem para todos. “Muita energia, alto astral e alegria marcaram o campeonato e todos, atletas, a organização e as famílias, estão de parabéns”, salienta o prefeito.

Com muita animação foi com que a voluntária Ângela Correa, mãe da atleta Tayna, se orgulha em dizer que as duas participam do festival desde o começo e menciona como o surf tem ajudado a filha. “A evolução tem sido inevitável para a Tayná, é sobre superar o próprio limite dela. Essa iniciativa é ótima, além de contribuir para quem participa, ajuda a comunidade saber mais do mundo deles”, disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O surfista profissional e o quarto melhor brasileiro no circuito mundial da WSL, Willian Cardoso, marcou presença no evento e fala sobre a alegria em ver o que o surf está proporcionando para essas crianças “Eu vejo que o esporte transforma as pessoas, eu já conversei com várias mães das crianças aqui, e o relato é como as crianças cresceram, evoluíram e estão mais instigadas. Para mim é incrível ouvir isso, saber que o meu esporte do dia a dia pode transformar uma vida”, conta.

O organizador do evento, Túlio Ferri, se emociona ao falar sobre esses cinco anos de festival e o quanto isso tem atingido de forma positiva a população. “Nós temos aqui uma ferramenta de inclusão com inúmeras possibilidades, tanto os jovens com Síndrome de Down ajudando como voluntários, quanto pessoas que nunca tiveram contato com autistas podendo conhecer de perto esse universo deles, é lindo ver a dimensão que o festival está ganhando”, fala o organizador.

A superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Mariana Dalvesco, realça a importância do projeto para Balneário Camboriú. “A cidade tem sido o berço desse projeto, o Surf para Autistas é o único do Brasil e tem sido convidado para outras cidades e até fora do estado. Acredito que em muito em breve conseguiremos realizar uma etapa internacional em Balneário Camboriú”, afirma Mariana.

Festival Nacional de Surf para Autistas

O 5° Festival Nacional de Surf para Autistas faz parte do projeto AMA Surf, que têm como objetivo proporcionar a prática da atividade esportiva para pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista que são atendidos na AMA Litoral, objetivando contribuir na promoção de saúde, interação social, diversão e lazer.

PUBLICIDADE

Sábado com sol e temperatura acima de 30°C em Santa Catarina

Temperatura elevada, mais alta no final da manhã e início da tarde com máximas acima de 30°C na maior parte do estado

Kennedy Nunes será relator da denúncia contra governador e a vice

O nome dele foi sorteado durante a sessão de instalação do Tribunal Especial de Julgamento
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

212,856FansLike
36,955FollowersFollow
185SubscribersSubscribe

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!