Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Natureza inspira projeto de dança contemporânea

A iniciativa faz parte do projeto “Inspirações Naturais”, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura do Município (LIC)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Bailarinos de Balneário Camboriú buscaram inspiração na natureza para a criação de um espetáculo de dança contemporânea. A iniciativa faz parte do projeto “Inspirações Naturais”, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura do Município (LIC).

O público poderá conferir o resultado do trabalho, que une coreografias e sonoplastias captadas pela cidade, na mostra-performance “InspiNat”, em 24 de janeiro, no Teatro Municipal Bruno Nitz. O trabalho será apresentado também de forma digital.

O projeto começou com encontros em lugares com características distintas de flora e fauna: Parque Raimundo Malta, Horta da Univali, bairro Centro, Praia de Taquarinhas e Sítio de Permacultura Nova Oikos Camboriú, no bairro Várzea do Ranchinho. Ao todo, foram quatro imersões envolvendo a diretora artística, Caroline Calcaterra, e os bailarinos-pesquisadores do coletivo Núcleo Corpóreo, Gabriel Engster, Natália Duarte, Carolina Castro e Fernando Dalla Nora.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Elementos encontrados pelos bailarinos nesses locais, como bambuzal, bromélias, mar, areia, restinga, florestas e riacho, conduziram o processo criativo. Sons naturais de vários habitats foram gravados pela equipe e vão criar uma paisagem sonora, que será composta pelo artista Fernando Dalla Nora.

“Inspirações Naturais é um projeto de pesquisa que combina a linguagem da dança contemporânea à natureza. A pesquisa visa à descoberta de movimentos criativos a partir da inspiração dos nossos sentidos. Observar os detalhes, esfregar as folhas, cheirar uma flor, escutar os pássaros, brincar com o espaço natural e seus elementos é a essência das investigações”, explica a bailarina, coreógrafa, pesquisadora, estudante de dançaterapia e proponente do projeto, Caroline Calcaterra.


Alunos da rede pública participaram de oficinas de dança e educação ambiental

Como contrapartida do projeto, foram oferecidas, neste mês, oficinas de dança e educação ambiental para alunos da rede pública. Com base no estudo da vegetação e interação com o ambiente, os estudantes criaram desenhos e experimentaram expressões artísticas.

Participaram cerca de 20 crianças, de 8 e 10 anos, que são alunos do Projeto Oficinas, nos bairros Municípios e Barra. Nas oficinas de educação ambiental, ministradas pela engenheira agrônoma, paisagista e professora da Univali, Dalva Schuch, as crianças fizeram o reconhecimento de espécies nativas e exóticas no entorno das escolas e ruas, descobriram o universo da botânica nos livros, desenharam uma das espécies encontradas e foram sensibilizadas sobre a importância da natureza e seus benefícios.

Após a aula ambiental, a bailarina Caroline propôs exercícios criativos de dança. Para a criação dos movimentos artísticos, os alunos inspiraram-se nas formas de raízes e bromélias e na escuta de sons naturais. Também foi criada uma coreografia com base na improvisação e do ritmo dos sons.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.