18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Polo Bilíngue de BC é reestruturado e ganha mais espaço físico

O Polo Bilingue tem sua sede no Centro Educacional Municipal Vereador Santa, no centro da cidade

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

Unimed Litoral está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

Premiação foi concedida pelo Universo Online e Fundação Instituto de Administração (FIA) com base na opinião dos colaboradores de centenas de empresas avaliadas

UniAvan recebe reconhecimento nacional de Responsabilidade Social

Selo foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e levou em conta ações anuais e desenvolvidas durante a pandemia
Siga-nos no Google News

Adequar as unidades escolares aos alunos com deficiências visuais e/ou auditivas ao contexto educacional, complementando ou suplementandoo conteúdo pedagógico dado em sala de aula, no contraturno escolar. Esse é o principal objetivo do Polo Bilingue do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, que trabalha com alunos surdos, cegos ou com deficiência visual ou auditiva, matriculados nas escolas do Município. O Polo Bilingue tem sua sede no Centro Educacional Municipal Vereador Santa, no centro da cidade.

Siga o @camboriunews no Instagram

Trabalhando no contraturno escolar, em conformidade com a meta do Plano Nacional de Educação, o polo oferece ensino da Língua Brasileira de Sinais. Auxilia com o Braile nas modalidades escrita e leitura tátil, do infantil ao ensino fundamental ou médio. “O Polo atende prioritariamente as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, mas se estende às escolas particulares”, diz a diretora do Departamento de Educação Especial, Sandra Hoffmann, informando que hoje o Polo funciona com 21 alunos matriculados, mas que com o desenrolar do ano a tendência é aumentar, com o encaminhamento das escolas.
Ela explica que para esse encaminhamento os profissionais do Pólo Bilíngue, dão suporte e orientação aos professores, auxiliando na adaptação dos recursos utilizados em sala de aula, para que haja menos dificuldades dos alunos. “Esse suporte é estendido à família também. Essa é a verdadeira inclusão, quando o aluno com deficiência recebe atenção para acompanhar os demais colegas em sala de aula, devido ao suporte que recebe no contraturrno”, complementa a Diretora.


Para esse ano o Polo Bilingue traz uma novidade que é o trabalho desenvolvido com o coda, filho ouvinte de pais surdos. “A participação dos codas no Polo é importantíssima não só por eles aprenderem a se comunicar melhor com seus pais; mas pela vivência deles junto aos pais. Eles trazem a experiência do dia a dia em casa, já que muitos se comunicam com seus pais através de sinais por não ter conhecimento da lingua de Libras, o que enriquece o aprendizado de todo grupo”, acrescenta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Polo Bilíngue atua com três profissionais da área: uma professora de Libras, que é surda e possui um filho coda; uma professora de atendimento educacional especializado, e um especialista em Educação. Além de ensinar a lingua de Libras e Braile, na modalidade escrita e leitura tátil, o Polo Bilíngue tem a função de socializar esses alunos, ajudando nas suas integrações a sociedade, quando ocorre a verdadeira inclusão. “Essa socialização é feita não apenas trabalhando o aluno de forma isolada, mas ele junto a sua turma na escolas e junto a sua família”, finaliza ela.

PUBLICIDADE

Idoso de 78 anos é a 60ª vítima fatal do coronavírus em Camboriú

O homem era morador do bairro Tabuleiro e estava internado no Hospital Municipal Ruth Cardoso em BC

Covid: Confira as regras de funcionamento da Academia Municipal do Pontal Norte

Na quarta-feira região de BC foi classificada como grau Gravíssimo, o que delimita algumas das atividades esportivas na cidade
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

221,658CurtidasCurtir
49,700SeguidoresSiga
4,700SeguidoresSiga
236InscritosInscreva-se

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!