Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Semana com previsão de onda de frio mais intensa do século em SC

Segundo a MetSul, será uma “bolha” de ar gelado de grandes dimensões e que será responsável por um acentuado resfriamento

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A defesa civil de Santa Catarina emitiu alerta para uma forte onda de frio no Estado. A tendência é de mudança nas condições de tempo a partir da próxima terça-feira (27) com a passagem de uma frente fria pelo estado, que traz chuva para todas as regiões
catarinenses.

Já a partir de quarta-feira (28), uma nova onda de frio intenso deve provocar o declínio acentuado das temperaturas.

Considerando as projeções atuais, pode ser o frio mais intenso do ano até o momento. Devido à presença de umidade, há risco de congelamento de pista e não se
descarta a possibilidade de neve entre a quarta (28) e a quinta-feira (29) no Planalto Sul e Meio Oeste. Ao longo do dia, as temperaturas não devem subir muito e as máximas ficam abaixo dos 11ºC na maior parte do estado até o restante da semana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entre quinta-feira (29) e sábado (31) são esperadas temperaturas muito baixas. Os modelos indicam mínimas entre -9ºC e -4ºC no Meio Oeste e Planaltos, -4ºC e 0ºC no
Extremo Oeste, Oeste, Alto e Médio Vale do ltajaí, -3ºC e 3ºC no Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana e entre 1ºC e 5º C na Grande Florianópolis Litorânea, Baixo Vale do ltajaí e Litoral Norte.

Segundo a MetSul, será uma “bolha” de ar gelado de grandes dimensões e que será responsável por um acentuado resfriamento em diversos estados brasileiros no meio da semana. Essa é uma das erupções de ar polar de maior intensidade dos tempos recentes no Sul do Brasil e as marcas mínimas em algumas estações, especialmente de municípios de maior altitude, devem ficar entre as mais baixas registradas nos primeiros 20 anos deste século. Parâmetros próximos a essa intensidade foram registrados nas ondas de frio, dos anos 2000 e 2012.

Chama-se a atenção que a previsão pode sofrer mudanças devido a distância do período do evento e que caso se confirme as condições, a Defesa Civil irá emitir os avisos e alertas. Sigam e recomendem as fontes oficiais de previsão da Equipe de Monitoramento e alerta da Defesa Civil de SC.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil,
através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Previsão do tempo

Segunda-feira (26/07):

  • Tempo: nevoeiros isolados ao amanhecer, com sol e aumento de nuvens em SC, especialmente do Oeste ao Litoral Sul devido à aproximação de uma frente fria.
  • Temperatura: elevada para época do ano, com temperatura máxima acima de 25°C na maior parte das localidades e chegando a 30°C à tarde no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.
  • Vento: nordeste a noroeste, passando a sul no final do dia na divisa com o RS, fraco a moderado, com rajadas.

Terça-feira (27/07):

  • Tempo: instável com chuva e trovoadas isoladas em SC, devido ao deslocamento de uma frente fria, primeiramente na divisa com o RS e no decorrer do dia nas outras regiões.
  • Temperatura: em declínio acentuado no final do período.
  • Vento: sudoeste, moderado, com rajadas.

Quarta-feira (28/07):

  • Tempo: mais nuvens e chuva no norte do Estado no início do dia. No Planalto Sul a temperatura baixa favorece a precipitação de neve e chuva congelada.
  • Temperatura: baixa com condições de neve e/ou chuva congelada no Meio Oeste e Planalto Sul.
  • Vento: sudoeste a sul, moderado, com rajadas no Litoral.

Quinta-feira (29/07):

  • Tempo: mais nuvens e chuva congelada e/ou neve nas áreas do Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens.
  • Temperatura: baixa não atingindo os 20°C no estado.
  • Vento: sudoeste a sul, moderado, com rajadas no Litoral.

Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.

camboriú shop