Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Vigilância Sanitária de BC reforça proibição de pomadas para trançar cabelos

A Vigilância Sanitária faz fiscalizações diariamente em estabelecimentos do setor de beleza e cosmetologia a fim de inibir a utilização deste tipo de produto

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

No último dia 10, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma interdição cautelar que proíbe, temporariamente, a comercialização de pomadas para modelar e trançar cabelos em todo o país. Nesse sentido, a Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú reforça o alerta com orientações e fiscalização em estabelecimentos ligados ao setor de beleza na cidade.

Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve também ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza. Mesmo exemplares adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizados. Até o momento, Balneário Camboriú não registrou nenhum caso com efeito adverso relacionado ao uso das pomadas.

A decisão é resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada tendo em vista o aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto em todo o país. Entre os eventos relatados pelos usuários estão a perda temporária da visão, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú faz fiscalizações diariamente em estabelecimentos do setor de beleza e cosmetologia a fim de inibir a utilização deste tipo de produto até que as análises e procedimentos necessários para a investigação dos casos sejam concluídos pelo Ministério da Saúde. A Anvisa e os órgãos estaduais e municipais de Vigilância Sanitária seguem investigando os casos, os produtos associados e as empresas fabricantes.

Orientações da ANVISA sobre as pomadas:

Consumidor

• Não usar ou adquirir esses produtos.
• Se fez uso recente, lavar os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
• Em caso de contato acidental com os olhos, lavar imediatamente os olhos com água em abundância.
• Em caso de efeito indesejado, procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo e notificar o caso à Anvisa por meio deste endereço: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR. Para o preenchimento do formulário é importante que esteja de posse dos dados disponíveis no rótulo do produto.

Profissionais, salões e comércio em geral

• Não utilizar esses produtos em nenhum cliente.
• O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
• Não comercializar esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
• Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Profissionais de saúde

• Ao realizar atendimento de pacientes com quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar/modelar os cabelos e/ou de outros produtos cosméticos, notificar o caso à Anvisa por meio deste endereço: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.